sexta-feira, abril 16, 2010

Breve Historia de uma Vila

Ferragudo é uma Freguesia Portuguesa situada no extremo poente do concelho de Lagoa, com 5,74 km² de área e 1 867 habitantes (2001), e com uma densidade populacional de 325,26 h/km².

Juntamente com as Freguesias de Lagoa e de Estômbar, constituíram o território do concelho de Lagoa após desanexação do concelho de Silves em 16 de Janeiro de 1773. Foi elevada a vila em 13 de Maio de 1999.

É uma terra de pescadores que desde sempre esteve intimamente ligada ao rio e ao mar. Hoje, embora mantenha a mesma ligação ao mar, a sua actividade económica está ligada à actividade turística.

Para além da vila, possui outros aglomerados urbanos em franca expansão, dos quais se destaca a Aldeia de S. Francisco, Vale de Azinhaga, Corgos, Gramacho, Presa de Moura e Vale de Lapa.

Possui ao longo da sua área territorial uma vasta extensão ribeirinha e marítima, da qual se destaca o seu pitoresco e belo cais de pesca, bem como uma pequena área de costa marítima na qual se destacam as praias: Angrinha, Caneiros, Torrados, Infanta, Afurada, João Lopes, Molhe, Pintadinho e a Praia Grande; assim como outras belezas naturais tais como a Ponta do Altar, Falésias, Furnas e Leixões.

Situada numa das margens do rio Arade, a localidade viu construir, no seu ponto mais alto, uma fortificação que, em conjunto com a Fortaleza de Santa Catarina, na outra margem (em Portimão), garantia a defesa do estuário do rio. Trata-se do Forte de São João do Arade, constituído por elementos de várias épocas (do século XV ao século XX), e que é hoje propriedade particular.


O Forte de São João do Arade, também conhecido popularmente como Castelo do Arade, no Algarve, localiza-se próximo da vila de Ferragudo, na freguesia do mesmo nome, e Concelho de Lagoa, Distrito de Faro, em Portugal.

A primitiva fortificação do local remonta a uma torre de vigia erguida sob o reinado de D. João II (1481-95).

Posteriormente ampliada no século XVII e no século XVIII, cooperava com o Forte de Santa Catarina, que lhe era fronteiro, na defesa do estuário do rio Arade.

Já no início do século XX, na qualidade de propriedade particular, o poeta Coelho Carvalho promoveu-lhe extensas obras de adaptação como residência, que lhe deram a atual conformação.

O Forte separa dois areais: a praia da Angrinha (preparada para a prática de windsurf e canoagem) e a Praia Grande. Na linha da costa, seguem-se as praias de Caneiros e do Mato, sendo esta última de difícil acesso e, por isso mesmo, tranquila e pouco frequentada.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, possui um belo altar do século XVI e imagens religiosas de grande valor e beleza, mas o seu elemento mais interessante é, sem dúvida, a colecção de ex-votos dos pescadores, símbolos de promessas feitas à santa padroeira e de milagres por ela realizados. Construída num ponto alto, o seu adro é um sítio aprazível e convidativo a desfrutar a paisagem.

Aberta na hora das missas 2ª a 6ª Feira: 09.00 Sábado: 17.00 Domingo: 10.00 e 19.00.

Sem comentários: